Como um evento compromete o meio ambiente

Pouco se conhece sobre a degradação que os eventos causam no meio ambiente. Todos os materiais utilizados na execução de um cenário demoram anos para se decompor, nem sempre podem ser oriundos de reflorestamento e os resíduos, muitas vezes, são os responsáveis pela poluição ambiental.

Na montagem da cenografia de um evento de médio porte, por exemplo, são utilizados:
- 15m³ de madeira, que equivale a seis árvores adultas e que nem sempre podem ser substituídas por árvores de reflorestamento, já que possuem pouca resistência;
- 10 kg de pregos ou parafusos, que levarão em média 50 anos para se decompor;
- chapas de madeira, MDF e sarrafos, que terão cinco anos de decomposição.

A comunicação visual é ponto da cenografia que mais causa danos ao meio ambiente:
- lona, carpete, napa e bagum, são todos sintéticos e podem levar até 500 anos para se decompor. E as tintas usadas para pintura, muitas vezes, são as responsáveis pela contaminação das águas.

Os números são alarmantes, mas referem-se apenas a um segmento da economia. O Brasil possui 26% da floresta tropical do mundo e contraditoriamente é o 4° maior emissor de CO2, por conta do desmatamento e da exploração das florestas. Só em São Paulo, anualmente, são utilizados 168m³ de madeira por 225 indústrias do estado, sendo que 64% é madeira amazônica, 14% de reflorestamento e apenas 13% de substitutos como MDF, compensado e lâmina.


< voltar